segunda-feira, 11 de abril de 2011

                              
          historia 
      
 












Joana Filipa Pausada Pereira
Nº14           8ºC    


peço desculpa por ter publicado o trabalho fora de prazo 

Índice

-Introdução

-Desenvolvimento:

       A revolução industrial em Inglaterra  .

       Expansão da revolução industrial    .

       Novas fontes de energia e novos inventos

       A revolução dos transportes

       Liberalismo económico

       Sociedade e mentalidade burguesa

       Operariado

       Sindicalismo

     Ideias socialistas      

-Conclusão
- bibliografia
Introdução

Neste trabalho vou falar principalmente da revolução industrial, este trabalho foi sugerido pelo professor João Nunes na disciplina de HISTORIA.
                                                                                           
Rever: (o que é uma revolução)-
 A revolução (do latim revolutìo,ónis: ato de revolver), segundo o Dicionário Houaiss é datada do século XV e designa "grande transformação, mudança sensível de qualquer natureza, seja de modo progressivo, contínuo, seja de maneira repentina"; "movimento de revolta contra um poder estabelecido, e que visa promover mudanças profundas nas instituições políticas, económicas, culturais e morais".
A revolução industrial em Inglaterra  
Começa na Inglaterra, em meados do século XVIII. Caracteriza-se pela passagem da manufactura à indústria mecânica. A introdução de máquinas fabris multiplica o rendimento do trabalho e aumenta a produção global. A Inglaterra adianta sua industrialização em 50 anos em relação ao continente europeu e sai na frente na expansão colonial.                      

Expansão da revolução industrial  

A expansão da revolução industrial teve origem em Inglaterra e expandiu-se pelo o mundo inteiro.
Novas fontes e formas de energia

A segunda revolução industrial caracterizou-se pela introdução do aço barato, da capacidade de não só gerar, mas de distribuir de forma estável energia eléctrica, do motor a explosão e notadamente do que se convencionou chamar de administração científica, a qual dizia respeito à racionalização da produção no chão de fábrica, facilmente visualizada na difusão das linhas de montagem.
A segunda revolução industrial também possibilitou que os processos produtivos fossem revistos. Os problemas logísticos advindos do aumento da escala de produção e uma consequente tendência à racionalização das actividades produtivas demandavam soluções fundadas na ciência. Assim, emergem a padronização e a metrologia, as quais permitiram a criação de respostas aos problemas enfrentados nessa nova dinâmica industrial.
A transformação qualitativa da relação ciência/tecnologia já na segunda revolução industrial, a precedência da ciência sobre a técnica, atinge toda sua potencialidade apenas no que alguns, ousam chamar de terceira revolução industrial.
A revolução dos transportes
O desenvolvimento dos transportes começou a acentuar-se no séc. XIX, fundamentalmente no comboio e no barco a vapor.
Inicialmente o comboio foi visto com desconfiança mas depois teve uma enorme adesão. A Europa e os EUA constituíam uma grande rede ferroviária. No final do séc. XIX, a invenção do motor de explosão por Diesel levou ao aparecimento de automóveis. A nível dos transportes marítimos deu-se um importante progresso na construção de "steames", que eram barcos a vapor. 
No inicio estes barcos eram para ser usados só nos rios, mas devido á sua progressiva robustez também passaram a ser utilizados nos oceanos. Paralelamente ao seu desenvolvimento começaram a ser construídos mais canais. 
As consequências do desenvolvimento dos transportes foram:
- aumentou a circulação de pessoas e produtos;
- diminuiu o preço dos transportes;
- desenvolveram-se outras actividades e indústria;
- alargaram-se os mercados;
- mobilizaram-se grandes somas de capitais.
Liberalismo económico
As teses do liberalismo Económico foram criadas no século XVI com clara intenção de combater o mercantilismo, cujas práticas já não atendiam às novas necessidades do capitalismo. O pressuposto básico da teoria liberal é a emancipação da economia de qualquer dogma externo a ela mesma.
Os economistas do final do século XVIII, eram contrários a intervenção do Estado na economia. Para eles o Estado deveria apenas dar condições para que o mercado seguisse de forma natural seu curso.
Sociedade e mentalidade burguesa
A sociedade do Antigo Regime foi substituída no século XIX, por uma sociedade de classes, na qual a importância de cada um dependia da sua profissão: do que fazia e do que possuía. Nesta sociedade, a burguesia ocupava lugar de destaque. A alta burguesia industrial e financeira liderava a economia e influenciava o poder político. Mas também ditava as modas impondo o resto da população um certo modelo de vida, os seus valores e até mesmo as suas formas de diversão. A burguesia defendia princípios como o direito à propriedade, a ideia de família, a valorização do trabalho e da poupança, mas também o gosto pelo bem-estar e pela ostentação. A burguesia dividia-se em alta, média e baixa e entre os dois últimos estratos, situava-se uma classe média, composta por pequenos e médios empresários e profissionais liberais, como médicos engenheiros, advogados, professores, jornalistas, …
Operariado
A revolução industrial modifica também as relações dos homens entre si. As máquinas, com efeito, introduzem nas estruturas tradicionais a transformação do mapa da indústria, que agora se reagrupa – ou se desenvolve – em torno das fontes de energia ou das matérias-primas, perto das cidades, porque necessita de uma mão-de-obra numerosa. A concentração geográfica e humana precipita a conjunção entre o fenómeno urbano e a actividade propriamente industrial.
Essa mão-de-obra, em geral, vem dos campos. Aqui se juntam dois fenômenos, que muitas vezes são estudados em separado: o crescimento da indústria, com a concentração da mão-de-obra em torno das manufacturas, das fábricas, das minas, e o êxodo rural que, progressivamente, esvazia os campos das populações que os congestionavam.
Esses operários de origem rural, que vão formar os batalhões da nova indústria, que enchem as manufacturas, as oficinas, não são contudo os herdeiros directos dos campónios medievais ou dos artesões das corporações: eles constituem uma classe inteiramente nova, uma realidade social original, mesmo se nem todos os seus contemporâneos tiveram consciência exacta do fenómeno. 
Ideias socialistas
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização económica advogando a propriedade pública ou colectiva e administração dos meios de produção e distribuição de bens e de uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos com um método mais igualitário de compensação. O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada.
Conclusão
Neste trabalho notei melhorias em relação á minha aprendizagem. Pois não sabia tanta coisa sobre a revolução industrial. Gostei de fazer este trabalho. E peso desculpa de o ter publicado fora de prazo. Fazer este trabalho fés com que eu vivesse um pouco dessa historia, imaginei como seria a minha vida sendo eu um operário, burguês. Esta época trouxe um grande desenvolvimento para o mundo e para Portugal.  
Bibliografia
-Wikipedia
-livro de historia (manual)