sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Iluministas

Montesquieu
                                                                                                                                                Aristocrata, filho de família nobre, nasceu no dia 18 de Janeiro de 1689 e cedo teve formação iluminista com padres oratorianos. Revelou-se um crítico severo e irónico da monarquia absolutista decadente, bem como do clero católico. Adquiriu sólidos conhecimentos humanísticos e jurídicos, mas também frequentou em Paris os círculos da boémia literária. Em 1714, entrou para o tribunal provincial de Bordéus, que presidiu de 1716 a 1726. Fez longas viagens pela Europa e, de 1729 a 1731, esteve na Inglaterra.

JEAN-JACQUES ROUSSEAU

 Ao defender que todos os homens nascem livres, e a liberdade faz parte da natureza do homem, Rousseau inspirou todos os movimentos que visaram uma busca pela liberdade, mas que se tornaram ditaduras. Incluem-se aí as Revoluções Liberais, o Marxismo, o Anarquismo etc.


Voltaire       
 Voltaire  foi um escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês, conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio. 


Resumindo:
Estes homens marcaram a historia, devido ao ILUMINISMO, todos eles fizeram várias obras. O iluminismo consiste em utilizar a sua RAZAO acima de tudo. Quem utiliza a sua razão , pode dizer-se que é um homem livre.